quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nao sabia

que os pais viveram na Suécia!
Contem pormenores!

6 comentários:

Anónimo disse...

Foi em 1966 ou 67. Foi o pai, a mãe, a Avó Luisa e as gémeas. a avó ia para tomar conta delas. o pai, foi mandado pelo avô João, para fazer um estágio numa fábrica de platex sueca. Ficaram uns quatro meses. Eu, a Joana e a Luisa, recém nascida ficamos na Platex, a cargo da Milotas e da Emilia, lembro-me como se fosse ontem.
Farrica

Anónimo disse...

Sim, penso que uns três meses. Os pais, a Ócas, eu e a avó Luísa. Ainda tenho memórias vagas da casa, do pai com um caderno lindíssimo (capas pretas, tipo encadernado)- tinha outro para fórmulas químicas, de tintas? - com sinónimos sueco-português (ainda andou uns anos a rebolar por Monchite), da Luísa fazer um ano na Platex (1 ano?),de eu andar sempre a amuar (ficar para trás) quando andávamos a passear (foi aí que comecei a aprender a desamuar, a avó Luísa dizia que eu estava a prender o burro e que a solução era não ligar) e de fazer um boneco de neve no jardim à frente da casa. Eu e a Ócas teríamos uns 4anos.
E a Ócas, lembra-se de alguma coisa?
Parabéns ao François, é um homem global! 'Collocation' (não sei traduzir: combinação de palavras) que não existe, até pode soar a traiçoeiro, mas que exprime muito melhor hoje o que era o homem do mundo do século passado (a Joana que me perdoe).

Mudando de assunto, escola, tem sido muito mais empolgante (às vezes, LOL LOL LOL!!!???, aprendi com a Sofia, laughing out loudly)ensinar ao secundário. Estávamos hoje a falar de gerações... you belong to the generation Y, I know you can perform many activities at the same time- chatting with your friends via internet, doing your homework while watching TV. Well, I can't. I belong to the Baby Boomer Generation. We were idealistic, nonvioent and set out to save the world (o Bartolomeu uma vez disse que eu nunca mais tinha evoluído- parecia que vivia nos anos 60!). I asked a student: Miguel, do you want to save the world? His answer: No, I don't want to save the world, I want to save myself. Brilliant, Miguel, you couldn't have answered better! E 27 alunos da turma ficaram a olhar para ele e a maior parte percebeu. Só têm 15 anos, comoveu-me a consciência, a lucidez e a frontalidade (espero que honestidade) de tal comentário.
Bj
Cachana

Anónimo disse...

Eu também me lembro de falarem niss
ainda muitos anos depois a avó luisa também falava na volta com os pais e as gémeas
beijos Carlota

leo disse...

Eu lembro-me de ver fotos dessa viagem. Nao sabia que tinha sido tanto tempo.

A Lucinda contou uma estória de uma vez irmos por Franca fora (já nao sei onde) porque o Avô tinha entrado em contacto com um Engenheiro que lhes ía mostrar uma estacao de tratamento de águas das mais modernas na Europa. Eu lembro-me disto. Ía o Avô e a Lucinda no carro e nós (Carlota, eu acho que tu ías e o Gut, o Becas e o Bartolomeu) íamos na carrinha da Barca-Nova. Estávamos sempre a ficar para trás porque a carrinha nao podia andar muito que comecava a tremer! E lembro-me de estarmos a ver uma estacao de águas.

Cachana, muito giro. Acho que é a isso que chamam a pós-modernidade. Em 68 os estudantes saiam a rua por ideais, agora saem por contratos de trabalho.

Anónimo disse...

já perguntei à avó!
foram 2 meses
como diz o Farrica ficamos na Milota e eu fiz lá 1 ano.
nesse dia foi-me visitar a velha Clarisse e a madrinha Guida.
Eu ficava a dormir no quarto da avó que diz cuidou de mim como se fosse filha
lu

Anónimo disse...

E eu ainda me lembro da marilu estar a toda a hora a perguntar-me se sabia cono se dizia sim em sueco:tak,tak!