sexta-feira, 11 de abril de 2008

Carta a Garcia

A pedido da tia nono aqui vai:
quando irrompeu a guerra entre espanha e estados unidos, era premente comunicar-se rapidamente com o líder dos rebeldes cubanos. o general Garcia encontrava-se algures na fortaleza que constituem as montanhas agrestes de Cuba; ninguém sabia exactamente onde. nenhuma correspondência ou mensagem telegráfica podia alcançá-lo. o presidente dos estados unidos devia assegurar, como a maior urgência, a sua cooperação.
o que fazer?alguém disse ao presidente: "Há um homem chamado Rowan que encontrará Garcia, se é que alguém o pode encontrar."Rowan foi chamado e recebeu uma carta para entregar a garcia.
Como chegou Rowan a Garcia não interessa...o que se ressalta é o seguinte: deram uma carta a Rowan para entregar a Garcia;Rowan pegou na carta e não perguntou"onde está ele?"

Aqui está um homem cuja efígie devia ser moldada em bronze imortal e a estátua colocada em todas as escolas!não é de conhecientos teóricos que os jovens precisam, nem de instruções acerca disto e daquilo, mas de um endurecimento dos nervos que os leve a serem leais a uma responsabilidade, a agirem prontamente, concentrando as suas energias, a fazerem o que tem que ser feito-"levar uma carta a Garcia"

4 comentários:

Anónimo disse...

mas afinal porque surgiu agora esta duvida?

eu nao sabia o que era uma carta a garcia. Obrigado ritona!! (que está quase a fazer 21 anos...VELHA!!!)

Joana disse...

Las gentes que nunca hacen más de lo que se les paga, nunca obtienen pago por más de lo que hacen.

Elbert Hubbard

Anónimo disse...

Obrigada Ritona.
Muito giro.
tia nono

Anónimo disse...

Fui eu que pedi que contassem esta estória. Obrigada, Rita.
O avô Nuno tinha duas estórias paradigmáticas, norteadoras no seu esforço de educar 8 filhos. O Egas Moniz, com a corda ao pescoço, metáfora da honra. A Carta a Garcia, metáfora da persistência.
A tia Nono não conhecia A Carta a Garcia, sinal que o avô Nuno percebeu que a tia Nono, sem a conhecer, a sabia.
Cachana